Correio Popular Notícia



CONQUISTA
Retorno de cirurgias será discutido por estado e município

Data da notícia: 2016-06-08 09:38:41
Foto:

(Da Redação) A audiência pública (AP) proposta pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB), na última segunda-feira (6), para retornar com as cirurgias ortopédicas ao Hospital Municipal de Ji-Paraná terminou com o interesse do governo de Rondônia em discutir a possibilidade para que os procedimentos de baixa e média complexidades voltem a ser realizados no município.

Por outro lado, a Prefeitura de Ji-Paraná também foi favorável em negociar responsabilidades para que pacientes possam ser operados no HMJ. Em 2013, as cirurgias ortopédicas foram transferidas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro).

Durante a AP, foram exibidos relatos de pacientes que aguardam até 120 dias na fila de espera para se submeter ao ato cirúrgico. ?Foi um avanço, estado e município começarem a discutir o regresso das cirurgias ortopédicas para evitar que pacientes tenham que se deslocar, sem condições, para que Cacoal e Porto Velho?, avaliou Edivaldo Gomes.

?Na próxima semana, vamos nos reunir novamente com o secretário [municipal da Saúde] Renato Fuverki para começar a definir a melhor forma de estabelecer essa parceria. Na mesma direção, os deputados Laerte Gomes e Airton Gurgacz vão se mobilizar na Assembleia?, afirmou o vereador.

O deputado Laerte Gomes (PSDB), que participou da AP, também defendeu a volta das cirurgias ortopédicas a Ji-Paraná que, segundo ele, podem reduzir a fila de espera no Heuro. ?Muitas vezes, se deixa de fazer uma cirurgia de alta [complexidade] porque está se fazendo várias de baixa complexidade?, admitiu.

Um mutirão de cirurgias ortopédicas, com pacientes de Ji-Paraná, também foi proposto na audiência. De acordo com Renato Fuverki, até 80 pacientes residentes no município aguardam na fila de espera. O secretário relacionou medidas que a prefeitura está tomando para os atendimentos ortopédicos, entre elas, a aquisição de um arco cirúrgico.

?O processo de licitação [concorrência pública] está em andamento para que possamos adquirir um arco cirúrgico?, alegou Fuverki. Ele afirmou que o município está interessado em firmar a parceria com o estado, ou seja, dividir custos e responsabilidades nas operações ortopédicas. Edivaldo Gomes pediu ao secretário agilidade na compra do equipamento.

Os deputados Airton Gurgacz e Laerte Gomes, se comprometeram em acompanhar o novo secretário estadual da Saúde a Ji-Paraná para conhecer as condições do HMJ e situação dos pacientes. ?O plenário da Câmara lotado de pessoas mostrou que o problema é grave?, frisou Gomes.
Participaram da audiência pública o vice-prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT); o secretário executivo Regional, Romildo Pereira; o diretor geral do Hospital Municipal de Ji-Paraná; Antelmo Ferreira, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná, Hugo Araújo.

E os vereadores Anderson Exceller (SD), Affonso Cândido (DEM), C. Gomes (PSDB), Ida Fernandes (PV), Joziel Carlos de Brito (PMDB), Lincoln Astrê (PP), Lorenil Gomes (PTB) e Silvia Cristina (PDT) que também se comprometeram em acompanhar para que os compromissos firmados sejam cumpridos.
Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1123 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.